​

Teoria Social Bourdieusiana
Tendo por referência a teoria social de Pierre Bourdieu, as duas linhas de pesquisa exploram as potencialidades de uma abordagem transversalista para o estudo dos bens simbólicos e de sua economia, na sociedade brasileira contemporânea.
Linhas de Pesquisa
Cultura e Poder Simbólico
Essa linha de pesquisa investiga as relações existentes entre o universo simbólico, das representações sociais, da produção intelectual, científica e artística, da educação e da religião e as esferas de poder institucional e social. Os trabalhos desenvolvidos exploram as diversas modalidades de inscrição da cultura no interior da vida social e das instituições políticas, sobretudo o Estado, abarcando amplo leque de temas, das áreas das artes, da literatura, do pensamento social brasileiro, do cinema, da história social dos intelectuais, dos cientistas e dos especialistas, da indústria cultural, das expressões artísticas populares, da educação e das filiações religiosas. O universo empírico é explorado segundo diversos aportes teórico-metodológicos, configurando-se tanto como um mundo social a ser conhecido, quanto como formas expressivas a serem interpretadas do ponto de vista sociológico.
Estado, Política e Ações Coletivas
Essa linha de pesquisa reúne estudos sobre as relações de cooperação e conflito entre sociedade e estado, que definem a tomada de decisões e a direção das políticas públicas, investigando as disputas entre diversos atores sociais e suas formas de mobilização e protesto, de representação de interesses e de expressão de identidades simbólicas. Engloba estudos de caso sobre o Brasil, comparações entre países e regiões e análises de dinâmicas e interações transnacionais, em conjunturas contemporâneas e processos de longa duração. De caráter transdisciplinar, explora perspectivas teóricas e metodológicas distintas, atuando nas fronteiras da sociologia com diversas disciplinas de ciências humanas e em diálogo com as ciências exatas e da vida.
Projetos de Pesquisa
Atualmente, o grupo conta com 8 projetos de pesquisa, vinculados cada um a uma determinada linha de pesquisa.

A produção de conhecimento e a mobilização cultural e política sobre a surdez no Brasil contemporâneo

Campos de reprodução cultural e bens simbólicos

Transformações contemporâneas do ensino superior no Brasil: políticas acadêmicas, experiências universitárias e vivências estudantis

Bourdieu nos trópicos: a recepção do autor no campo da educação e a sociologia dos ano 1970

Dominação, desigualdades e disputas culturais

World Elite Database
(WED Project)

Campo do poder brasileiro: elites, reprodução e dominação

Educação e cultura como disputa social

World Elite Database Brazil
(WED Brazil)